domingo, 22 de março de 2009

Olhar e vigiar...(Ainda há muitas cores no mundo)


Vivemos dependentes das emoções, que muitas vezes nos levam para o céu, e outras vezes para o inferno. Por que muitas pessoas vivem anos sem terem aproveitado "de verdade" nenhum dia?Será que a felicidade escolhe hora e lugar para nos encontrar? Ou será que nós é que escolhemos a hora e o lugar para a encontra-la? Algumas pessoas passam a vida inteira se queixando de tudo e de todos, como se os culpados estivessem o tempo todo na sua frente... Mal sabem estas pessoas que os verdadeiros culpados estão dentro delas próprias. As vezes deixamos nossa felicidade em mãos alheias, e nos queixamos por não ter um retorno satisfatório. Se não somos capazes de abraçar a nossa própria felicidade, quem é que garante que outra pessoa fará diferente? Isso me faz pensar que "As Vezes" a vida pode ser diferente... No momento em que acreditarmos fielmente na nossa capacidade, sem culpar o próximo pelos nossos próprios erros...

Definitivo, como tudo o que é simples. Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram. Por que sofremos tanto por amor? O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo. Sofremos por quê? Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas. Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para namorar. Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar. Como aliviar a dor do que não foi vivido? A resposta é simples como um verso: se iludindo menos e vivendo mais!!! A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade.



PS: Uma leve brisa tocou o meu rosto hj...

Um comentário:

Anônimo disse...

"Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar.
Desconfie do destino e acredite em você.
Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando... porque embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu..."
((Luís Fernando Veríssimo))


percepção + vivência+acreditar em si mesmo -projeções= felicidade??!!!


Maassss Oiii...
Amei o texto!
Tuas coloções são de uma "felicidade" enooorme!
Bjus flor